Neymar volta a enfrentar o Japão, adversário contra quem mais marcou gols na carreira. O camisa 10 soma nove gols diante dos japoneses e terá a oportunidade de ampliar a marca na partida válida pela segunda fase da Copa do Mundo. O atacante retorna à Seleção após 981 dias afastado e reencontra um rival diante do qual o Brasil tem amplo retrospecto favorável.
O duelo entre Brasil e Japão, marcado para a próxima segunda-feira (29), pela segunda fase da Copa do Mundo, pode render mais um capítulo de uma das marcas mais expressivas da carreira de Neymar com a camisa da Seleção Brasileira.

Foto: Reprodução.
De volta à equipe após 981 dias afastado, o camisa 10 enfrentará justamente o adversário contra quem mais marcou gols: o Japão. Ao todo, o atacante já balançou as redes nove vezes diante dos japoneses.
- Leia também:
Brasil vence e garante vaga na segunda fase da Copa do Mundo
Japão é a maior vítima de Neymar
A primeira vez que Neymar marcou contra o Japão foi em 2012, em um amistoso disputado na Polônia. Na ocasião, o Brasil venceu por 4 a 0, com dois gols do atacante.
No ano seguinte, na estreia da Seleção Brasileira na Copa das Confederações, Neymar abriu o placar logo aos três minutos com um belo voleio na vitória por 3 a 0.
Em 2014, o camisa 10 protagonizou uma de suas melhores atuações pela Seleção ao marcar os quatro gols da vitória por 4 a 0 sobre os japoneses, em amistoso realizado em Singapura.
“Estou muito feliz de conseguir algo assim. Nem em meus sonhos poderia imaginar isso com a Seleção. Não tenho palavras”, afirmou Neymar após a partida.
O atacante voltou a marcar diante do Japão em 2017, de pênalti, na vitória por 3 a 1. O nono gol saiu em 2022, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo do Catar, garantindo o triunfo brasileiro por 1 a 0.
Retorno após quase três anos
Neymar voltou a vestir a camisa da Seleção Brasileira após um intervalo de 981 dias.
O atacante entrou no segundo tempo da vitória sobre a Escócia, fazendo sua primeira partida pela equipe desde 2023, quando sofreu uma grave lesão no joelho que o afastou dos gramados por um longo período.
Agora, diante do Japão, ele terá a chance de ampliar ainda mais sua marca contra o rival asiático.
Japão promete atenção especial
Após garantir vaga na segunda fase da Copa do Mundo, o lateral-esquerdo Yuto Nagatomo destacou a qualidade da Seleção Brasileira e afirmou que Neymar será um dos principais jogadores a serem observados.
“O Neymar é um jogador de nível mundial. Precisamos ter muita atenção com ele, mas também com toda a Seleção Brasileira. Acredito que nesta Copa eles vão mostrar o seu melhor futebol”, afirmou o defensor japonês.
Brasil leva vantagem no histórico
O retrospecto entre as seleções é amplamente favorável ao Brasil.
Em 16 partidas disputadas, a Seleção Brasileira soma 13 vitórias, dois empates e apenas uma derrota para o Japão.
O revés mais recente aconteceu já sob o comando de Carlo Ancelotti. Mesmo abrindo 2 a 0 no placar, o Brasil sofreu a virada por 3 a 2, em Tóquio. Paulo Henrique e Gabriel Martinelli marcaram para a Seleção, enquanto Minamino, Fabrício Bruno, contra, e Ueda garantiram a vitória japonesa.
Leia mais no Bacci Notícias: