Um relatório encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) apontou que a tornozeleira eletrônica utilizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou uma instabilidade de sinal no dia 19 de junho, horas antes da partida entre Brasil e Haiti pela Copa do Mundo. O alerta foi identificado pela Central de Monitoramento, que orientou Bolsonaro a permanecer em uma área externa da residência para facilitar a reconexão do equipamento.
Um relatório encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) apontou que a tornozeleira eletrônica utilizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou uma instabilidade de sinal na noite de 19 de junho, poucas horas antes da partida entre Brasil e Haiti pela Copa do Mundo.

Ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: Agência Brasil)
O alerta foi registrado pela central responsável pelo monitoramento, que identificou a interrupção temporária da comunicação do equipamento.
Após a ocorrência, técnicos orientaram Bolsonaro a se deslocar para uma área externa da residência onde cumpre prisão domiciliar, em Brasília, como medida para facilitar o restabelecimento da conexão do dispositivo. A recomendação foi seguida imediatamente, segundo o documento.
Falha temporária é identificada
Mais tarde, uma equipe do Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (Cime) foi enviada ao local para verificar o funcionamento da tornozeleira. Durante a inspeção, os profissionais constataram que o equipamento não apresentava danos aparentes, mantendo os indicadores luminosos e demais sinais operando dentro da normalidade.
O relatório também destaca que Bolsonaro colaborou com os procedimentos adotados pela equipe de monitoramento e atendeu às orientações recebidas. Após a análise técnica, não foram identificadas irregularidades na estrutura do dispositivo, e o sinal foi restabelecido normalmente.
Após o restabelecimento da conexão, os técnicos conseguiram recuperar integralmente os dados gerados durante o período de instabilidade, sem que houvesse qualquer comprometimento do acompanhamento realizado pelas autoridades.
Leia também:
Tornozeleira danificada
Uma tentativa de danificar a tornozeleira eletrônica utilizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro levou à revogação de sua prisão domiciliar e à transferência para uma cela da Polícia Federal, em Brasília. O episódio ocorreu na madrugada de 22 de novembro de 2025, período em que ele já cumpria a medida restritiva determinada pela Justiça.
Segundo registros do sistema de monitoramento, um alerta de possível violação do equipamento foi emitido pouco depois da meia-noite, mobilizando as autoridades responsáveis pelo acompanhamento do caso.
Acesse o canal BNTV no Youtube
Durante os procedimentos realizados após o incidente, o ex-presidente apresentou explicações para o ocorrido. Entre os argumentos mencionados, afirmou que enfrentava problemas relacionados ao uso de medicamentos para tratar transtornos emocionais, além de dificuldades para dormir, fatores que, segundo ele, teriam influenciado sua conduta naquele momento.
Outra justificativa apresentada foi a suspeita de que o equipamento pudesse conter algum tipo de mecanismo de escuta. Apesar disso, Bolsonaro negou qualquer intenção de deixar o local onde cumpria a prisão domiciliar e sustentou que, após refletir sobre a situação, entrou em contato com os agentes responsáveis pelo monitoramento.
Leia mais no Bacci Notícias: