Jogadores do Irã enfrentaram problemas com a imigração dos EUA após a estreia na Copa. Atacante ficou impedido de viajar com a delegação por questão relacionada ao visto. Técnico e atletas reclamam das restrições e dizem que a situação prejudica a equipe.
O anúncio de um acordo de paz entre Estados Unidos e Irã, celebrado recentemente pelo presidente Donald Trump, ainda parece distante da realidade vivida pela seleção iraniana na Copa do Mundo. Enquanto o discurso político fala em aproximação, os jogadores enfrentam dificuldades para circular em território americano e relatam uma série de obstáculos que vêm interferindo diretamente na rotina da equipe.
Após a estreia no Mundial, com empate em 2 a 2 diante da Nova Zelândia, a delegação iraniana voltou a enfrentar problemas nos procedimentos migratórios. Parte do grupo teve dificuldades para deixar Los Angeles rumo a Tijuana, no México, onde a seleção está hospedada durante a competição.

Irã estreou na Copa do Mundo com empate. Foto: Irã
O caso mais delicado envolve o atacante Mehdi Torabi. Diferentemente dos demais atletas, ele recebeu um visto com apenas uma entrada nos Estados Unidos. A Federação Iraniana de Futebol tenta agora obter uma nova autorização para garantir sua presença nos próximos compromissos da equipe.
Além disso, o próprio atacante e um integrante da comissão técnica, conhecido como Saeid Alhouei, teriam sido submetidos a uma longa espera durante os procedimentos de imigração no aeroporto. O restante da delegação já havia embarcado quando os dois ainda aguardavam a liberação das autoridades americanas.
Protestos da delegação do Irã
A situação aumentou a insatisfação dentro da seleção. O técnico Amir Ghalenoei criticou a logística imposta à equipe e afirmou que o grupo não recebeu sequer autorização para permanecer em Los Angeles após a partida.
“Devíamos ficar aqui esta noite para nos recuperarmos e voltar amanhã na hora do almoço, mas eles não nos permitiram. Para ser sincero, não faço ideia do porquê. Acho que talvez nossa equipe seja a mais oprimida de toda a Copa do Mundo”, declarou.
Acesse o canal BNTV no YouTube
As restrições também foram alvo de críticas de Mehdi Taremi. O atacante afirmou que as dificuldades enfrentadas pelo Irã ultrapassam o campo esportivo e acabam comprometendo a preparação do elenco.
“Não é bom para nós. Acho que não é bom para o futebol. Acho que a Fifa precisa nos ajudar mais do que isso. É muito ruim e afeta nossa equipe, e nós só queremos paz”, afirmou.
Leia também:
Brasileiros fazem mutirão e goleiro de Cabo Verde ganha mais de 3 milhões de seguidores; vídeo
Desde o início da competição, os Estados Unidos determinaram que a delegação iraniana não permaneceria em seu território durante toda a Copa. A equipe está concentrada no México e só pode entrar em solo americano pouco antes das partidas.
Irã volta a campo neste domingo, às 16h, diante da Bélgica, em Los Angeles, pela 2ª rodada da Copa do Mundo.
Leia mais no Bacci Notícias:
