Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para conduzir as negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Os dois presidentes também concordaram em se encontrar pessoalmente em breve.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã desta segunda-feira (06), uma ligação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que vinha sendo articulada de forma reservada pelas equipes diplomáticas dos dois países.
Na chamada, que durou cerca de 30 minutos e teve tom amistoso, Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para conduzir as negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Os dois presidentes também concordaram em se encontrar pessoalmente em breve.
Lula sugeriu a Cúpula da Asean, na Malásia, como possível palco para uma reunião bilateral, reiterou o convite para Trump participar da COP30, em Belém (PA), e sinalizou disposição para viajar aos Estados Unidos.
Canal direto de comunicação
Em um gesto político incomum, Lula e Trump trocaram números de telefone para manter uma linha direta de comunicação. Do lado brasileiro, acompanharam a conversa Alckmin, Mauro Vieira, Fernando Haddad, Sidônio Palmeira e o assessor especial Celso Amorim.
Leia também:
Lula fez pedido para Trump durante telefonema. Veja qual
Conversa entre Lula e Trump foi tratada ‘escondida’. Veja os detalhes