O presidente Lula conversou por telefone com o presidente russo Vladimir Putin para tratar da crise na Venezuela e de temas internacionais atuais. Segundo comunicado, ambos reforçaram a defesa da soberania venezuelana e combinaram coordenação de esforços diplomáticos em fóruns como ONU e BRICS para reduzir tensões regionais. A ligação acontece em meio à tensão global após uma operação dos EUA em território venezuelano.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve, nesta quarta-feira (14), um contato telefônico com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no qual os dois chefes de Estado abordaram, principalmente, a crise na Venezuela e outras questões internacionais contemporâneas. A informação foi divulgada pelo governo russo e confirmada pelo Planalto.
De acordo com nota divulgada pelo Kremlin, durante a conversa Lula e Putin enfatizaram pontos de vista convergentes sobre a importância de respeitar a soberania estatal e os interesses nacionais da República Bolivariana da Venezuela, um dos assuntos mais delicados na agenda externa recente.
Os dois também combinaram que continuarão a coordenar esforços diplomáticos para reduzir a tensão na América Latina e em outras regiões por meio de organismos multilaterais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o grupo BRICS — bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
A conversa ocorre em meio a um clima de forte pressão internacional na sequência de uma operação militar dos Estados Unidos na Venezuela no início de janeiro, que resultou na captura do então presidente venezuelano Nicolás Maduro. A ação gerou reações contrárias de vários governos, incluindo o brasileiro, que classificou o episódio como uma afronta à soberania.
O Palácio do Planalto informou que divulgará mais detalhes sobre o teor da ligação em comunicado oficial ainda nesta quarta-feira (14).
Leia mais no BacciNotícias: